Mineralogia

Enciclopédia Multimédia Mineralogia

A Mineralogia, juntamente com a Petrologia e a Paleontologia, são algumas das ciências em que se apoia a Geologia. A Mineralogia descreve e caracteriza os minerais, e a sua importância é tal, que tentar estudar Geologia sem conhecimentos de Mineralogia é o mesmo que tentar entender o contexto de um livro sem sermos capazes de ler as palavras que o constituem. 

O programa Mineralogia é um suporte ao estudo e identificação de minerais. A identificação de minerais, neste programa, é feita utilizando as propriedades físicas que podem ser determinadas numa amostra de mão, sem o recurso a equipamento sofisticado, tais como: Cor, Traço, Clivagem, Densidade, Brilho, Magnetismo, Dureza e Fractura.
As propriedades físicas são determinadas com material tão vulgar como: estilete, pedaço de vidro e amostra de quartzo para a determinação da dureza; porcelana para identificar a cor do mineral quando reduzido a pó - traço; agulha magnética para definir o magnetismo; e os nossos sentidos, conhecimentos e uma grande dose de bom senso para as restantes propriedades.
A introdução desta informação no programa, tem como resultado uma lista, mais ou menos longa, de todos os minerais que apresentam as propriedades determinadas. O tamanho da lista, depende, da precisão com que foi recolhida a informação.
No entanto, é normal vários minerais apresentarem as mesmas propriedades físicas. Para uma determinação mais exacta é necessário recorrer às descrições, facultadas pelo programa, de propriedades mais específicas, tais como: a morfologia, propriedades químicas, tipo de ocorrência, associações típicas, etc.
Para além da identificação de minerais através das suas propriedades físicas, é possível consultar as descrições através de buscas por palavras-chave e visualizar a localização dos recursos minerais mais significativos de Portugal Continental.

Opinião da Crítica:
 Semanário Expresso:

Revista Exame Informática:


Revista PCW:


Revista Cyber.net



Revista Fortuna:



Revista VIP:


 

Programa premiado e publicado pelo Ministério da Educação
 no âmbito do projecto Minerva

MINERALOGIA versão 1.1 - Julho 1989
(C) 1988/89 Fernando Rodrigues

O programa compara cada mineral que conhece, com os valores das propriedades que introduziu; e considera que um determinado mineral é solução quando este tem todas as propriedades "certas". Para uma propriedade estar "certa" pelo menos uma das opções que introduziu tem que coincidir com as propriedades do mineral, (exemplo: um mineral que possa apresentar as cores preta ou cinzenta, terá a propriedade cor "certa" se escolher a cor preta ou a cinzenta). Se não introduzir nenhuma informação a respeito dessa propriedade, ela será considerada automaticamente "certa" (exemplo: se não introduzir nenhuns dados, em todas as propriedades, o conjunto de soluções conterá todos os minerais existentes!).
Vejamos um exemplo: Se escolher as cores incolor e branco, Dureza>7 e não disser mais nada a respeito das outras propriedades; o programa apresentar-lhe-á como solução todos os minerais que são incolores OU brancos E tenham uma Dureza>7.

Em termos do programa propriamente dito, ele foi escrito para funcionar num IBM PC, XT ou AT; ou então numa máquina que seja 100% compatível com os modelos citados. É de referir que não é necessário possuir nenhuma placa gráfica, nem nenhum tipo especial de monitor, pois o programa não utiliza gráficos o que permite utilizá-lo em computadores com monitores apenas capazes de mostrar texto.

Quanto a unidades de leitura, o programa foi escrito de modo a funcionar com unidades de 5¼, de 3½ ou com um disco rígido. No que diz respeito a impressoras, poderá instalar directamente a impressora IBM Graphics ou compatível, ou com um pouco mais de trabalho, qualquer outra (ver programa de instalação). 

Quanto ao sistema operativo, o programa requere a utilização do MS-DOS 2.0 ou uma versão posterior. No que diz respeito ao controle do programa ele poderá ser feito pelo teclado, ou se dispuser de um "rato", através deste.